Retiro Espiritual

"Amor cristão = Misericórdia. Faça isto e encontrará a verdadeira alegria!" Durante os dias 12, 13 e 14 de fevereiro ocorreu no Centro de Treinamento para Leigos, em Carnaíba do sertão, distrito de Juazeiro (BA), um retiro espiritual de início de semestre do ano letivo dos seminaristas das dioceses de Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Petrolina. Participaram deste

somente os seminaristas que vão cursar, neste ano, o propedêutico e a filosofia no Seminário São José, diocese de Petrolina. Tendo como pregador Dom Frei Paulo, bispo emérito de Petrolina e, seguindo os passos do Papa Francisco, e vivendo a Quaresma, o retiro foi voltado especialmente para a questão da oração e da misericórdia na vocação sacerdotal.

 Cristo estava sempre em oração, em diálogo constante com Pai. Devemos, pois, estar com Cristo orante, para aprender com ele e transbordar para anunciar a Boa Nova. A oração é alimento espiritual que sustenta a vocação, dom gratuito de Deus. A Igreja participa da graça de Cristo Orante; Jesus, em constante oração, é a inspiração da Igreja Orante.. Cristo depois de orar ao Pai na montanha chama os que quis (Lc 6, 12-16). 

“O Pai manifesta sua Misericórdia quando envia seu Filho” (Misericordiae Vultus – O Rosto da Misericórdia). Como visto na parábola do filho pródigo e do pai amoroso ( Lc 15, 11-32), Deus misericordioso está sempre a nossa espera, pois nos conhece e nos ama. A misericórdia de Deus é algo que vai no íntimo do nosso ser e nos faz ver a importância de retornarmos ao Pai e nos purificarmos (Salmo 50). Mas, por vezes, nós não somos misericordiosos como cristo nos manda, como assim descreve a parábola do servo cruel.
Devemos sempre buscar a misericórdia de Deus e também ser misericordiosos para com nossos irmãos, por mais difícil que isto seja. Tomemos o exemplo do próprio Cristo, que mesmo na morte de cruz, teve compaixão até o fim.   


 












Postagens mais visitadas