2017 Tempo de Esperança! - Feliz Ano Novo!

Mais um ano se passou pela bondade e misericórdia de Deus. Marcado por muitos acontecimentos impactantes (uns animadores e outros tristes), 2016 tão rápido que nos parece, vai ficando para trás em nossa caminhada, e já surgem expectativas, sonhos e desejos para o próximo capítulo. Otimistas que somos, esperamos para as páginas de 2017 sempre tudo de bom, para nós, nossos amigos e familiares; e assim o devemos fazer, mas não à moda dos pagãos de coração que, todo final de ano, acreditam que tudo vai acontecer e se resolver só porque pedem com um bom sentimento no coração. É uma maneira de encorajar-se para a luta, pois é importante uma dose otimismo, e é bonitinho, mas, como não somos do mundo, as passagens de ano não devem ser para nós momentos puramente emocionais e efêmeros, e sim algo de maior significado que possamos levar para relação com Deus. Nossa esperança não é como a do mundo. O mundo espera o mundo, o mundo tem esperança no mundo; nós esperamos Deus, nós temos esperança em Deus.

Se temos sonhos a realizar em 2017 - e é bem provável que sim -, que, antes de cantarmos adeus ano velho feliz ano novo, lembremos d'Aquele que criou e marcou o próprio tempo e agradeçamos profundamente por Ele nos ter dado chegar onde estamos em sua graça e misericórdia. Afinal, quem nos poderia dar tal presente? Todos estes 2016 anos que estamos completando desde o Natal de Jesus Cristo, por este mesmo Cristo, foram abençoados com a promessa definitiva de salvação eterna para todos que O temem, ainda que muitos males o homem tenha praticado na consecução histórica.Ora, a parte ruim não supera a parte boa. Ainda que para muitos o sofrimento seja maior, que lhes seja aumentada a esperança no Reino anunciado. mesmo que muitos, por causa do sofrimento, dentre outras causas, não acreditem em tal Reino.

Estes são os que não acreditam que nem a história nem o homem tenham algum sentido. Enfim, são os que não creem em um Deus que salva; talvez por verem tanto mal no mundo como dito acima. Muitos desses, senão todos, pensam que tudo vai se dar mecanicamente, sem destino maior fixado, até que as coisas se aniquilem. Pensam que o universo é por acaso e que o tempo é uma cruel e inevitável sentença que culmina na morte para o nada e, com isso, a passagem de ano seria como o uma ampulheta que é invertida de cabeça para baixo toda vez que a areia cai por completo. E nesse movimento cíclico seguiríamos até que se cumprisse o desaparecimento total do ultimo homem. A passagem de ano seria uma contagem regressiva, mais um passo para a nossa morte, mais perto do fim, de um fim triste. 

Verdade é que tudo neste mundo, por si só, está fadado à corrupção e à destruição. É uma realidade que não nos parece muito boa, não é?! Mas reflitamos bem: se nossa vida fosse vida para a morte e para o nada, o que seria de nossos esforços e sonhos? que valor teriam se terminariam em esquecimento? De que adiantaria praticar o bem e padecer o mal se tudo não houvesse um valor maior ou significado que nos desse força? A vida seria uma corrida contra o tempo em busca de realizações pessoais egoístas e mesquinhas; nosso desejo de 'algo mais', toda e qualquer esperança, se é que ainda a tivéssemos, seria despedaçado ao se deparar com o vazio. O tempo seria um algoz piadista para muitas pessoas justamente por se dar a nós e alimentar tal esperança e depois, cruelmente, nos entregar de presente, por o ter suportado, uma mansão de 'nada', literalmente, como pensam os descrentes. Se fosse assim, o que seria a passagem de ano então?

Meus amados irmãos e irmãs, se Deus não existisse, assim seria. Mas não é! Deus está no meio de nós. Alegre-se o nosso coração!. Nossa vida movimenta-se no tempo para um dia chegar ao seu feliz repouso em Deus. Temos um início e um fim, um Iniciador e um Sentido; e toda a História, o tempo e a vida hão de convergir para para seu Autor. Há um sentido para nossa vida e para toda a criação! A morte não vencerá! Não vencerá porque há uma esperança, mas porque o objeto de tal esperança é Verdadeiro e é Bom. Nessa perspectiva, a passagem de ano não é para nós uma contagem regressiva amedrontadora mas sim uma esperança apaziguante e uma oportunidade que o Pai nos dá de O louvarmos por mais um ano que se passou, por Suas maravilhas e por estarmos vivos em Sua presença. É tempo de graça, de esperança.

Pensemos nisso em nossos festejos! Nossas boas intenções para 2017 sejam coroadas e dignificadas com as atitudes do nosso coração para com Deus. E que nos esforcemos em realizá-las. Que nosso tradicional bom ânimo de virada de ano se dê lugar à fé em Deus para a vida toda. Que a alegria de nossas festas seja pela graça de Deus e com Deus. Que Nossa Queridíssima Santa Maria Mãe de Jesus e da Igreja nos acolha e proteja no Ano Santo Mariano.
Um Santo e Feliz ano novo para todos!!!

Postagens mais visitadas